Tipos de Servomotor: saiba qual o ideal para sua indústria

7 de abril de 2022 por na categoria blog com 0 e 0
Home > blog > Tipos de Servomotor: saiba qual o ideal para sua indústria

O servomotor é um equipamento essencial em muitos segmentos industriais. Ele possui diferentes aplicações, já que conta com modelos distintos. Portanto, para saber qual o ideal para sua indústria, vale a pena conhecer os tipos de servomotor.

Nesse artigo, você encontra tudo o que precisa saber a respeito do tema. Basta conferir os tópicos a seguir.

  • Para que serve um servomotor
  • Quais são os tipos de servomotor

 

Para que serve um servomotor

O servomotor é amplamente usado na indústria, em especial, para controlar movimentos com caraterísticas específicas. Entre elas, posicionamento de alta precisão, alto desempenho e reversão rápida.

Devido a isso, é um motor essencial nos ramos da robótica, bem como em sistemas de radar e de automação. Outras aplicações são nas máquinas-ferramentas, sistemas de rastreamento e máquinas CNC.

Para tanto, os diferentes tipos de servomotor são constituídos de um encoder e um controlador. Também é definido como um atuador rotativo ou linear, que tem a principal função de garantir a velocidade e o controle, assim como a precisão de posição em malha fechada.

Outro atributo que o diferencia dos demais motores é o fato de possuir um longo comprimento do rotor e um pequeno diâmetro.

 

Quais são os tipos de servomotor

Os principais tipos de servomotor são o corrente contínua ou CC e o corrente alternada ou CA. O primeiro é formado por um pequeno motor de corrente contínua. Também recebe um potenciômetro de realimentação, além de um circuito eletrônico de acionamento, caixa de engrenagem e o loop de controle.

Nesse tipo de servomotor, a polaridade instantânea da tensão de controle define a direção do torque do motor. Além disso, a sua capacidade é menor que 500W. Suas vantagens são alto torque, pequena dimensão externa e boa eficiência e controle.

Já o servomotor CA se divide em dois tipos, o de indução e o síncrono. O primeiro tem um motor formado por alças de fio encurtadas em uma armadura giratória. A tensão é induzida no rotor por meio da indução eletromagnética. O seu diferencial está no fato de contar com uma resistência menor.

Porém, são versáteis e robustos, de modo que conseguem oferecer uma potência considerável. A sua capacidade é acima de 3,5KW. Enquanto isso, o tipo de servomotor CA síncrono é constituído de rotor e estator, sendo que esse último é uma estrutura cilíndrica e a bobina de indução é enrolada no núcleo.

E a extremidade da bobina se conecta a um fio condutor, que serve para fornecer corrente ao motor. Tem ainda um ímã permanente, por isso, não precisa de indução de corrente alternada no rotor. A sua capacidade é de 100 a 3,5KW.

Ambos têm as vantagens de velocidade alta e de altos picos de torque. A pouca manutenção e a boa eficiência operacional são outros atributos. Além disso, entre os tipos de servomotor, destacam-se dois modelos. São eles o Drive SD-700 e os Motores VM5 & VM7.

O primeiro garante precisão e qualidade para as aplicações mais difíceis. Para tanto, possui 3KHz de largura de banda para resposta em loop de velocidade. Dispõe ainda de suporte do modo loop, que é totalmente fechado. Outros atributos são o encoder absoluto de 23 Bit, a função de supressão de vibração em baixa frequência, assim como o controle robusto. A configuração inteligente e a comunicação em BUS são demais pontos positivos.

Já os Motores VM5 & VM7 são tipos de servomotor que permitem precisão e torque, bem como potência. É possível encontrá-los acima de 0,5cv até 150cv, sendo que maiores são personalizados.

 

Saiba mais sobre a importância da automatização industrial na produção.

 

Se você precisa de Servomotor pode entrar em contato com a Veder, especialista em automação industrial desde 1991, pelos seguintes canais:

(11) 2341-3132

(11) 98689-8643

vendas@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

veder.com.br

Adicionar comentário