Automação e controle industrial: por que eles são tão importantes na linha de produção?

Blog

11/08/2022

As novas tecnologias para o setor industrial oferecem uma série de vantagens para todos os segmentos. Para tanto, a linha de produção deve passar por mudanças que a tornem mais eficientes, como mecanismos de automação e controle industrial.

E se você quer entender melhor por que eles são tão importantes na linha de produção continue lendo este artigo. E confira as principais informações a respeito do assunto nos tópicos a seguir.

  • O que é a automação e controle industrial
  • Benefícios e porque são importantes na linha de produção

O que é a automação e controle industrial?

Para entender por que a automação e controle industrial são tão importantes na linha de produção, deve-se antes saber o conceito de linha de produção. Trata-se de fabricar produtos em série, um método já consagrado e utilizado desde meados do século XX pelos mais diversos segmentos da indústria.

Dessa forma, o modelo funciona com cada colaborador sendo responsável por uma parte da produção. Ele pode ou não contar com a ajuda das máquinas para executar o seu trabalho. Com isso em mente, ao longo das décadas, os processos produtivos se tornaram cada vez mais eficientes.

Ou seja, hoje em dia, já existem inúmeros equipamentos que auxiliam a indústria. E a automação e controle industrial estão ligados intimamente a isso, pois deixam os processos mais automatizados. Em outras palavras, executados por máquinas, o que confere um maior controle do que é feito.

Além disso, a automação e controle industrial permitem uma gestão otimizada dos pedidos, que são fabricados e entregues com prazos pré-determinados. O desenvolvimento de produtos também é facilitado, já que se consegue identificar as necessidades dos clientes, a partir da obtenção de dados.

Benefícios e por que são importantes na linha de produção

A automação e controle industrial, portanto, oferecem uma grande variedade de benefícios para a indústria, independente do seu segmento. Entre eles, destaca-se o controle de qualidade, permitindo fabricar produtos sempre iguais, com a mesma qualidade.

Esse é um requisito muito importante, não só porque os consumidores esperam adquirir itens iguais aos que já compraram anteriormente. Mas também porque se trata de uma questão de segurança, como na indústria automotiva, por exemplo, que precisa de peças com o mesmo desempenho e segurança.

Outro benefício da automação e controle industrial é a possibilidade de contar com processos cada vez mais monitorados, facilitando a identificação de falhas e promovendo melhorias. Da mesma forma, é possível interligar as etapas produtivas, o que aumenta a produtividade.

Com uma linha de produção automatizada e com os controles adequados, é possível ainda obter relatórios, com dados completos e atualizados. Eles são essenciais para a tomada assertiva de decisões, permitindo que o negócio se torne mais lucrativo.

Em parte porque a produtividade aumenta, mas também porque com a automação e controle industrial consegue-se reduzir os custos. Ou seja, trata-se de um investimento com ótimo custo-benefício, uma vez que os resultados podem aparecer já no curto prazo.

E não é preciso necessariamente comprar novas máquinas. Muitas vezes, os equipamentos existentes na fábrica podem sofrer melhorias para que se tornem mais automatizadas, como a inclusão de sensores e outros mecanismos de controle.

Quer a melhor opção em projetos de automação industrial? Fale com a Veder.

(11) 2341-3132

(11) 98689-8643

veder@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

Nossos Parceiros

LS Eletric
Weintek
Veichi