CLP: por que ele não pode ficar de fora do seu projeto de automação industrial?

Blog

28/09/2022

Se você quer apostar em um projeto de automação industrial para a sua fábrica, saiba que na sua lista de investimento deve estar previsto o Controlador Lógico Programável. Trata-se de um equipamento de grande importância para fazer uso das novas tecnologias do setor.

Então, para saber porque o CLP não pode ficar de fora do seu projeto de automação industrial continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, encontre as principais informações referentes ao tema.

  • O que são os CLPs e como funcionam
  • Como impactam a indústria de forma positiva

O que são os CLPs e como funcionam

Para um projeto de automação industrial de excelência, o CLP deve estar presente na sua concepção. A sua sigla quer dizer Controlador Lógico Programável, sendo que em inglês o mesmo equipamento recebe o nome de PLC, ou seja, Programmable Logic Controller.

Assim, trata-se de uma máquina que serve para controlar e monitorar equipamentos e processos na indústria. Dessa forma, os CLPs são formados por cartão de entrada, memória, cartão de saída, barramento, fonte de energia e processador.

Apesar de se assemelhar em muito com um computador tradicional, diferencia-se pela sua maior resistência. Vale dizer que esse requisito é fundamental para atuar em ambientes de fábrica, já que ele pode permanecer em locais com temperaturas mais altas e com maiores níveis de ruído, poeira e vibração.

Dito isso, é importante conhecer quais são todas as suas funções. Entre elas, o CLP é responsável por receber dados de sensores e dispositivos de entrada e registra-los em tempo real, assim como apontar possíveis falhas no processo.

O equipamento também processa os dados e controla os dispositivos de saída, o que faz por meio de atuadores que iniciam e finalizam processos automaticamente. Já para trabalhar de modo adequado, o CLP deve ser programado para saber o que deve ser executado.

Como impactam a indústria de forma positiva

Além de controlar processos com muita eficiência, o CLP não pode ficar de fora de um bom projeto de automação industrial porque ele conta com a capacidade de reprogramação. Da mesma forma, consegue coletar dados e se comunicar com outras máquinas.

Mas não é só isso, com um Controlador Lógico Programável, é possível reduzir os custos da sua fábrica. Inclusive, as despesas relativas à energia elétrica e às manutenções. Ele também é simples de configurar, consegue isolar os ruídos eletromagnéticos e trabalhar de forma online.

Destaca-se ainda pela sua alta precisão de funcionamento e por ter a capacidade de monitorar por meio de sensores os processos, facilitando a identificação de falhas. No mercado, estão disponíveis diferentes modelos.

Entre eles, a Linha XGB, que possui alto desempenho por um custo baixo. Além disso, esse CLP suporta tarefas complexas, bem com controles simples. Possui ainda controle integrado orientado ao usuário.

Outro exemplo é a Linha cMT-CRTL + Linha IR, perfeito para indústrias que trabalham com a IIot, ou seja, a Internet Industrial das Coisas. Destaca-se pela precisão na medição do processo.

Já a Linha VC possui CLPs compactos, que servem a diferentes aplicações, de acordo com a necessidade de desempenho, barramento, controle de operação e Ethernet industrial. Todos eles têm controle de eixo e de PID (Proporcional, Integral, Derivativo).

Quer a melhor opção em projetos de automação industrial? Fale com a Veder.

(11) 2341-3132

(11) 98689-8643

veder@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

Nossos Parceiros

LS Eletric
Weintek
Veichi