Servomotores e sua utilização na automação industrial 4.0

Blog

08/09/2022

A automação industrial 4.0 exige uma série de equipamentos, peças e outros itens que consigam atender as necessidades de integração e alta eficiência nas fábricas. Entre eles, uma das principais máquinas são os chamados servomotores.

Se você quer saber mais a respeito da sua utilização na automação industrial 4.0, continue com a leitura deste artigo. E nos tópicos a seguir entenda qual sua aplicação e impactos para o setor da indústria que deseja investir nas novas tecnologias.

  • O que são os servomotores
  • Aplicação e principais impactos

O que são os servomotores

Os servomotores são peças chaves da automação industrial 4.0. Isso porque consistem em motores com alta capacidade de precisão e potência no mesmo produto.

Pode-se dizer ainda que são máquinas eletromecânicas que trabalham por meio do controle do movimento direcionado a uma determinada posição com velocidade monitorada.

Quanto ao seu funcionamento, o servomotor é acionado por controles externos, podendo ser tanto um microcontrolador, quanto um receptor de controle remoto ou até um controlador de circuito analógico. Em qualquer uma dessas situações, o controlador envia um sinal codificado para o servomotor.

Nele, há instruções sobre a direção da operação, que permanece a mesma até que seja enviada uma nova instrução. Os servomotores são classificados em três categorias, de modo a diferenciá-los quanto a sua aplicação, composição e funcionamento.

Uma delas é a AC Síncrono, que precisa de realimentação fornecida por um resolver, isto é, um transformador de alta frequência que serve como gerador. Outra categoria é AC Assíncrono, sendo um servomotor mais robusto, que trabalha de maneira semelhante aos motores trifásicos e demais convencionais.

Mas se diferencia pela controlabilidade do servomotor síncrono e realimentação fornecida por encoder, que é um modelo de transdutor de posição angular. Já o Corrente Contínua (DC), embora atue como um motor DC comum, conta com um controlador para realimentação.

Aplicação e principais impactos

Em empresas onde se quer implementar a automação industrial 4.0, os servomotores são essenciais, sendo que seus principais impactos se referem ao aumento da produtividade e ao ótimo custo-benefício. Além disso, são principalmente úteis na hora de suportar altas sobrecargas.

Isso porque a velocidade com que sincronizam os eixos deixa o processo com qualidade superior. Também são imprescindíveis para aplicações que precisam de segurança máxima, pois oferecem opções variadas de controladores e dimensionamento.

Já o custo-benefício se dá pelo fato de serem peças pequenas, mesmo assim muito resistentes e com valor relativamente baixo. Hoje, há diferente modelos disponíveis no mercado, que dispõem de atributos distintos.

Ou seja, conforme o modelo, o servomotor pode ter velocidade, tamanho, consumo, potência, material das engrenagens e liberdade do giro do eixo diferenciados. Um exemplo são os Motores VM5 & VM7 com potência a partir de 0,5cv até 150cv.

Eles possuem tamanho compacto, alta densidade de potência e baixa inércia do rotor e alta aceleração. Caracterizam-se ainda pelo ímã permanente de excelente qualidade, torque constante em toda faixa de rotação e refrigeração natural.

Também conta com carcaça totalmente selada e, o melhor, pode ser usado em qualquer equipamento. Outro modelo pertence à linha SD-700, que atende as mais complexas funções. Afinal, recebe 3KHz de largura de banda para resposta em loop de velocidade.

Da mesma forma, possui suporte do modo Loop totalmente fechado, bem como encoder absoluto de 23 Bit. Função de supressão de vibração em baixa frequência, controle robusto e configuração inteligente são outras características. Todas elas atendem a automação industrial 4.0 com eficiência.

Quer a melhor opção em projetos de automação industrial? Fale com a Veder.

(11) 2341-3132

(11) 98689-8643

veder@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

Nossos Parceiros

LS Eletric
Weintek
Veichi