A Indústria 4.0 para indústrias de pequeno e médio portes

26 de maio de 2022 por na categoria blog com 0 e 0
Home > blog > A Indústria 4.0 para indústrias de pequeno e médio portes

Não são apenas as grandes corporações que se beneficiam com a tecnologia empregada na Indústria 4.0. Ela também pode ser vantajosa para indústrias de pequeno e médio portes. Afinal, é responsável por garantir uma maior eficiência para o processo produtivo.

E qual empresa não deseja isso? Portanto, se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, descubra como as novas tecnologias podem fazer parte da rotina do seu negócio.

  • Indústria 4.0 para pequenas e médias indústrias
  • Como implementar a indústria 4.0

 

Indústria 4.0 para pequenas e médias indústrias

A indústria 4.0 pode ser implementada em todos os segmentos industriais. Inclusive, em empresas de pequeno e médio porte. Principalmente, se o negócio deseja aumentar a eficiência do seu processo produtivo, já que essa é uma das principais vantagens das tecnologias envolvidas.

E também se a indústria prevê um crescimento das suas operações. Afinal, quanto mais se produz, mais controle se deve ter e com a indústria 4.0 é muito mais seguro e prático alcançar esse objetivo. Vale lembrar que nesses momentos é preciso ter tudo muito bem planejado para se manter competitivo.

Já a tecnologia necessária consiste nos recursos de inteligência artificial (IA), robótica, Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem. Enquanto a IA consegue analisar um grande volume de dados, a robótica é essencial para a automação de processos.

Por sua vez, a Internet das Coisas permite que as máquinas se comuniquem entre si. E a computação em nuvem faz com que todos os processos industriais sejam controlados em tempo real, mesmo à distância.

Mas não basta investir na tecnologia, é necessário que os colaboradores se qualifiquem para atuar junto aos novos dispositivos. Desse modo, eles estarão preparados para implementar plataformas e rotinas de gestão e produção baseadas na Indústria 4.0.

 

Como implementar a indústria 4.0

Como já dito, a indústria 4.0 tem o poder de tornar mais eficiente os processos produtivos. Por consequência, as empresas conseguem ampliar a sua capacidade. Assim, é possível expandir os negócios sem que haja riscos de não dar conta da nova demanda.

Afinal, se não houver esse cuidado, a ampliação das operações pode ser desastrosa. E também significar muito prejuízo. Desse modo, o recomendado é que as indústrias se planejem e procurem realizar uma expansão gradual.

Embora cada empresa possua as suas peculiaridades, pode-se dizer que o primeiro passo em geral consiste em melhorar os processos. Para tanto, é importante reunir o máximo de informação, sendo que a IA contribui em muito com essa etapa.

Depois, é possível automatizar as vendas, pois não adianta produzir mais se as vendas permanecem no mesmo ritmo. Aplicativos utilizando a computação em nuvem são muito úteis. Já para tornar a indústria mais produtiva, os dispositivos de IoT são os principais aliados.

Eles são acoplados às máquinas para obter os dados a respeito dos processos. Enquanto isso, os operadores os controlam e os acompanham em detalhes. Depois que as informações obtidas são consolidas, elas servem para orientar as melhorias.

Assim, com a implementação da indústria 4.0 é possível analisar os processos e verificar falhas. E aplicar mudanças para qualificar o trabalho e atingir resultados mais satisfatórios. Não só em relação à maior produtividade, mas também na redução do desperdício e na criação de um ambiente seguro para todos.

 

Saiba mais sobre a importância da automatização industrial para a produção.

 

Indústrias de pequeno e médio portes podem contar com a Veder, que oferece produtos e soluções para automação industrial com o melhor custo-benefício do mercado brasileiro. Entre com contato:

(11) 2341-3132

(11) 98689-8643

vendas@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

veder.com.br

Adicionar comentário