Home > blog > As tendências em Tecnologia em Automação Industrial para 2022
Para as empresas do setor industrial se tornarem mais competitivas no mercado, hoje em dia, se faz necessário aderir às novas tecnologias associadas à Indústria 4.0. A boa notícia é que elas atendem indústrias de qualquer porte ou ramo, desde que se faça o adequado planejamento e execução das melhorias.
A Indústria 4.0 baseia-se nos sistemas de automação industrial, que oferecem uma série de vantagens, como processos produtivos mais eficientes, segurança para os trabalhadores, redução de custos e muito outras.
Se você deseja conhecer as tendências em tecnologia em automação industrial para 2022, então, continue lendo este artigo e confira as informações dos tópicos a seguir.
Como funciona a automação industrial
Tendências de tecnologia em automação industrial
Como funciona a automação industrial
A automação industrial consiste na automação dos processos industriais, de modo que haja uma menor interação humana. Assim, as máquinas conseguem realizar as suas atividades de maneira mais autônoma com alta precisão, de modo mais seguro, com menor desperdício e maior agilidade.
Para tanto, as máquinas devem contar com dispositivos que ajudem a controlar os processos e que também forneçam as informações necessárias para que os profissionais possam acompanhar o que está acontecendo.
Além disso, esses dados podem ser analisados posteriormente para a adequada tomada de decisões.
Tendências de tecnologia em automação industrial
Para implementar a tecnologia em automação industrial, é possível agregar novos recursos. Muitos deles são bastante recentes e podem ser implementados de modo gradativo e de acordo com a evolução pela qual cada fábrica passar. Seguem as principais tendências nesse sentido.
Internet das Coisas Industriais
Esse conceito permite que as máquinas da fábrica se conectem à internet e mesmo entre si para oferecerem maior eficiência ao processo produtivo.
Para tanto, é preciso que haja alguns dispositivos, como sensores para os equipamentos identificarem os parâmetros do processo, bem como para fornecerem dados aos profissionais.
Inteligência artificial
Essa é mais uma tendência de tecnologia em automação industrial, que consiste em softwares inteligentes que conseguem fazer uso de um imenso volume de dados. Eles são originados nas próprias fábricas e, quando analisados, conseguem indicar tendências e padrões.
Essas informações ajudam os gestores a identificar como o trabalho na indústria pode se tornar mais assertivo, de modo a atender às necessidades do mercado, criando um importante diferencial competitivo.
Impressão 3D
A fabricação de produtos em impressoras 3D já é uma realidade, embora ainda ande a passos cautelosos. De todo o modo, trata-se se uma tendência com diferentes vantagens para certos ramos da indústria, já que permite a produção de artigos únicos, personalizados e com menor desperdício de material.
Cibersegurança
Outra das tendências de tecnologia em automação industrial é a cibersegurança, além de ser de extrema importância para empresas de quaisquer setores da economia. Afinal, as novas tecnologias promovem a obtenção de um maior número de informações.
Por consequência, é preciso aumentar a segurança dos dados. Além disso, uma indústria que investe em internet das coisas necessita garantir a segurança também das máquinas, que estão conectadas à internet e devem se manter em pleno funcionamento.
Energia renovável
Investir em energias renováveis, como o uso de painéis solares, mais do que uma tendência é uma medida que oferece muita economia para as empresas, sem contar que contribui imensamente com o meio ambiente.
E de quebra, o seu negócio aposta na sustentabilidade, que causa uma boa impressão para o mercado e ajuda a posicionar a sua indústria com destaque em relação à concorrência.
Se você precisa de sistemas modernos e eficazes para a automação industrial, pode entrar em contato com os consultores da Veder, que desde 1991 oferece as melhores soluções em automação. Use os canais:
Adicionar comentário