Automação de processos industriais: a importância nos dias de hoje

9 de dezembro de 2021 por na categoria blog com 0 e 0
Home > blog > Automação de processos industriais: a importância nos dias de hoje

A automação de processos industriais não é nenhuma novidade. Afinal, consiste em técnicas aplicadas na indústria que já são bastante difundidas. No entanto, ganhou força nos últimos anos por causa da sua relação com a indústria 4.0, que consiste nas técnicas mais modernas e tecnológicas disponíveis.

A questão é que a automação é um dos pilares da indústria 4.0. Ou seja, empresas que desejam investir em tecnologia de ponta devem fazer uso das ferramentas de automação e entender a sua importância nos dias de hoje.

Portanto, se você tem interesse no assunto e quer saber mais a seu respeito, continue lendo este artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.

  • O que é a automação de processos industriais
  • Importância da automação para as empresas

 

O que é a automação de processos industriais

A automação de processos industriais surge a partir do momento que os produtos deixam de ser feitos de maneira artesanal e manual ou mesmo através de sistemas eletromecânicos, o que permite que sejam fabricados em um menor espaço de tempo e em maior número. Trata-se da produção em série.

A indústria automobilística foi o segmento de mercado que mais investiu na automação. Em especial, com o Fordismo, que é justamente o método de fabricação no qual se busca a serialização dos processos industriais e, por consequência, a padronização dos produtos.

Entre as principais razões do surgimento da automação de processos industriais está o fato desse tipo de produção conseguir atender à demanda de mercado. Afinal, apenas com uma produção em larga escala é que se pode vender um veículo, por exemplo, a todas as pessoas que desejam adquiri-lo.

Torna viável ainda que o produto tenha um valor mais competitivo, o que é essencial para uma empresa manter as portas abertas, comercializando as suas mercadorias.

De todo o modo, a questão é que com o passar do tempo a automação deixou de ser uma exclusividade do setor automobilístico. Hoje em dia, os mais diversos segmentos da indústria podem utilizar os processos automatizados na sua empresa.

 

Importância da automação para as empresas

A automação de processos industriais influência de maneira positiva a produção, a lucratividade e a imagem da empresa. Quanto à produção, ela se torna mais eficiente, o que significa mais rápida e sem perder em qualidade, aliás, é possível produtos totalmente padronizados e de alta qualidade.

A lucratividade é outro benefício da automação, afinal, a produção pode aumentar, possibilitando que sejam vendidos um maior número de cada produto. E claro, com processos automatizados, consegue ainda reduzir o desperdício de mão de obra e matéria-prima, contribuindo com o aumento dos lucros.

A produção programada e contínua, bem como a redução das falhas durante o processo produtivo são outras características da automação, além de contribuírem com a lucratividade.

A imagem da empresa também se torna melhor, já que empresas que investem em tecnologia costumam ganhar autoridade no seu ramo de atuação.

Mas não é só isso, com a redução do contato que os trabalhadores têm com o produto, existe a garantia de mais higiene no processo, inclusive, para a indústria alimentícia. Outro motivo para ser considerada uma marca de confiança.

E para todos os setores, existe a vantagem de conferir mais segurança ao ambiente de trabalho, o que faz a empresa ser bem-vista pelos consumidores e ter credibilidade no mercado.

 

Saiba mais sobre a importância da automação industrial

 

Se você precisa automatizar seus processos industriais pode conversar com a Veder, especialista em automação industrial desde 1991, e que tem as melhores condições do mercado. Entre em contato pelos seguintes canais:

(11) 2341-3132

(11) 98689-8643

vendas@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

veder.com.br

Adicionar comentário