Home > blog > Como o controlador lógico programável atua na automação industrial
Precisão é um dos requisitos mais importantes para as indústrias que investem na automação. Para tanto, é necessário contar com diferentes equipamentos.
Entre eles está o CLP, e se você tem interesse em saber como o controlador lógico programável atua na automação industrial, confira as informações presentes nos tópicos a seguir.
O que é o controlador lógico programável
Como atua na automação industrial
O que é o controlador lógico programável
Basicamente, o controlador lógico programável ou CLP consiste em um equipamento que serve para comandar e monitorar máquinas e/ou processos industriais. Hoje em dia, é um dos controladores mais importantes e, por isso, amplamente presentes na indústria.
Para exercer a sua função, o CLP se assemelha em muito ao computador comum. Assim, possui um processador, bem como memória de leitura (ROM), memória para leitura e gravação (RAM) e portas de comunicação.
No entanto, diferente de um computador comum, o controlador lógico programável é resistente à poeira e à sujeira, além de ruídos, vibração e altas temperaturas. Isso acontece porque o CLP é projetado para estar presente no chão de fábrica.
Trata-se ainda de um equipamento flexível e que permite a interface com os demais dispositivos existentes no local. Além dos componentes citados, o controlador lógico programável tem cartão de entrada, cartão de saída, barramento (placa que promove a comunicação entre os componentes), e fonte de energia.
Todos eles trabalham de forma conjunta, sendo que o seu funcionamento consiste em receber informações de dispositivo e sensores, processar dados e controlar atuadores e dispositivos de saída de acordo com o que foi programado para executar.
Tudo é feito em tempo real e, a partir disso, o controlador lógico programável consegue registrar a temperatura de operação, interromper um processo, acionar alarmes de mau funcionamento, entre outras atividades. Resumindo, o CLP lê os sensores e emite comandos para os atuadores.
Como atua na automação industrial
Como é de se imaginar, o controlador lógico programável é de grande importância para a indústria, inclusive quando ela possui processos realizados por meio da automação industrial. Quando os processos são automatizados na fábrica, a precisão é um dos principais pontos.
E o CLP é o equipamento que tem potencial para garantir essa precisão. Isso é possível porque ele consegue medir e controlar todas as variáveis que estão envolvidas no processo industrial.
Por consequência, os processos que são executados com a sua ajuda ganham em desempenho, uma vez que se tornam mais eficientes, além de seguros. Com o controlador lógico programável também é possível obter alta qualidade e padronização produtiva.
Para chegar a esse nível, entretanto, é essencial que o sistema possua os sensores adequados, que são responsáveis por monitorar e enviar os dados para o CLP.
Com isso, consegue-se ainda reduzir de maneira considerável o risco de falhas nos processos industriais, bem como a necessidade de manutenção, o que se transforma em uma significativa economia para a empresa. E claro, em maior competitividade para os produtos dentro do seu segmento de mercado.
E se você precisa de controlador lógico programável ou um sistema completo de automação, converse com a Veder, especialista em automação industrial desde 1991, com as melhores soluções e preços do mercado. Entre em contato pelos seguintes canais:
Adicionar comentário