A IHM e como ela auxilia na produção industrial

9 de setembro de 2021 por na categoria blog com 0 e 0
Home > blog > A IHM e como ela auxilia na produção industrial

Existem alguns equipamentos que são imprescindíveis para a automação na indústria e a IHM é um deles. Se você tem interesse em saber como esse componente auxilia na produção industrial, continue com a leitura deste artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.

  • O que é e como funciona a IHM
  • Para que serve a IHM na produção industrial

 

O que é e como funciona a IHM

A sigla IHM refere-se à expressão Interface Homem Máquina, sendo que consiste em um recurso que funciona para mediar a interação entre um operador industrial e um sistema de automação. Por isso, é amplamente usada em linhas de produção, bem como em máquinas que possuam finalidades diversas.

Para tanto, a IHM deve ser equipada com registro de eventos, alarmes, sistema de vídeo, receitas e demais informações que exigem acesso imediato do operador.

Além disso, em um sistema de controle, é comum que haja ainda um CLP – Controlador lógico Programável. Ele é o responsável pela coleta de dados provenientes de sensores e outros dispositivos.

Dessa maneira, a Interface Homem Máquina tem a função de acessar o CLP, ler os seus dados coletados e projetá-los de modo visual. Isso permite que o operador do sistema consiga fazer escolhas adequadas, tendo como base a situação real do processo ou da máquina em questão.

E depois de tomar a decisão, o operador pode executar um comando na IHM a fim dela realizar o caminho contrário. Assim, a interface encaminha as informações necessárias para o CLP, de modo que ele possa mudar determinado aspecto do sistema de controle.

 

Para que serve a IHM na produção industrial

Com a IHM é possível executar uma série de atividades. Entre elas, destaca-se a possibilidade de monitorar o tempo que um dado processo produtivo demora para ser concluído na sua indústria. Além disso, consegue-se acompanhar o processo etapa por etapa e visualizar tendências, tags e dados.

Outras funções da Interface Homem Máquina é traduzir dados, monitorar entradas e saídas, revisar processos e receber diagnóstico de problemas e alarmes.

Com a IHM, os operadores de uma fábrica podem ainda armazenar dados históricos de processos e realizar a supervisão de KPI’s, ou Indicador-Chave de Desempenho, de maneira eficiente.

Como se pode perceber, a IHM oferece inúmeros benefícios para o setor industrial. Entre as vantagens, é possível citar o grau elevado de conectividade que oferecem, sendo que esse equipamento dispõe de interfaces de comunicação variadas. Entre elas, Ethernet, Wi-Fi, 3G/4G, USB, RS-232 e RS-485. Atende ainda a diferentes protocolos, como o EtherNet/IP, MQTT, MODBUS, PROFINET, PROFIBUS, OPC UA e outros.

Devido a essa variedade, a IHM tem potencial para se comunicar com todos os dispositivos inteligentes de uma rede de automação. A interface também é fácil de configurar, sem contar que pode ser personalizada de maneira diversa.

Esse recurso torna viável desenvolver telas específicas com rotinas variadas para monitorar e controlar cada um dos aspectos a que se aplica.

Por fim, mais uma vantagem é o fato de qualquer mudança no processo industrial ser rapidamente informada para o operador, de acordo com o alarme configurado. Por consequência, são evitados desperdícios, impactando diretamente a redução de custos do processo.

 

Veja também o papel da automação na indústria 4.0.

 

Se você precisa de IHM ou mesmo um sistema completo de automação industrial, pode conversar com a Veder, que inclusive é representante exclusiva da Weintek no Brasil, a mais importante fabricante de IHMs do mundo. Contate-nos pelos seguintes canais:

(11) 2341-3132

(11) 98689-8643

vendas@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

veder.com.br

Adicionar comentário