Inversor de Frequência 2cv: principais características

11 de novembro de 2021 por na categoria blog com 0 e 0
Home > blog > Inversor de Frequência 2cv: principais características

O inversor de frequência é uma solução eficiente para as indústrias que mesmo automatizando as suas fábricas buscam por economia e proteção. Hoje em dia, esse equipamento é cada vez mais procurado pelos diversos segmentos industriais.

E se você tem interesse no assunto e quer saber tudo a respeito do inversor de frequência 2cv, inclusive as suas principais características, continue lendo este artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.

  • Principais características do inversor de frequência
  • Como é usado na automação industrial

 

Principais características do inversor de frequência

O inversor de frequência 2cv consiste em um equipamento eletrônico programável, que serve para controlar a velocidade de motores AC, ou seja, os tipos elétricos de indução trifásicos. Esses motores são amplamente usados em diferentes segmentos da indústria.

Há equipamentos menores que são aplicados de diferentes maneiras e existem os maiores, a exemplo do inversor de frequência 2cv, que é o ideal para aplicações em altas tensões, uma vez que possui maior capacidade de programação e expansão.

De todo o modo, todos os modelos servem para aumentar ou diminuir a frequência de um motor, de modo que ele gire de acordo com a frequência que foi programada. Assim, quanto maior a frequência da corrente alternada que alimenta o motor, mais rápido o motor consegue girar.

Vale lembrar que um motor sempre gira em um intervalo de velocidade que corresponde à especificação de fábrica. Portanto, quando ligado à rede elétrica de corrente alternada, como a de 60 Hz, é nessa velocidade que ele vai funcionar, mas com o inversor de frequência é possível mudar isso.

Mesmo assim, cada motor elétrico possui as mínimas e máximas frequências a que pode ser submetido, para que possam ser evitados alguns problemas. Entre eles, o seu desgaste antes da hora, seu travamento ou até a sua queima.

A questão é que ao controlar a frequência, consegue-se dimensionar a rotação a fim de atender na medida certa a necessidade do equipamento. Essa possibilidade é responsável por garantir uma considerável economia de energia, bem como uma menor necessidade de manutenção.

Além disso, o inversor de frequência conta com uma instalação simples e fácil de operar, já que a sua parametrização e programação são práticas. Também serve como uma proteção para o motor e trata-se de um equipamento que facilmente é compatível com outros.

 

Como é usado na automação industrial

O inversor de frequência combina com praticamente todos os aparelhos que têm motor elétrico de indução trifásico, como é o caso das esteiras transportadoras, ventiladores e exaustores, compressores, bombas centrífugas e dosadoras, extrusoras, agitadores e misturadores.

Funciona ainda em rebobinadoras de papel, laminadores, esmaltadeiras, fornos de cimento, granuladores e paletizadoras, máquinas de corte e solda e injetoras e sopradoras.

Mais especificamente, o inversor de frequência 2cv consiste no equipamento ideal para ser usado em equipamentos onde se exige um controle altamente preciso, bem como fácil de operar. E mais, esse modelo é compacto, oferece controle escalar ou vetorial selecionável e interface de operação incorporada.

Outras características são software de programação gratuito e acessórios para serem incorporados, permitindo assim uma maior variedade de funções. Além disso, o inversor de frequência 2cv é uma referência de velocidade via potenciômetro eletrônico e por meio do sinal da entrada de frequência.

Possui ainda até oito velocidades programáveis, compensação de escorregamento e duas rampas de aceleração/desaceleração e mais uma rampa de desaceleração de emergência.

 

Você pode acessar o site da Veder, para conhecer todas as linhas e produtos de automação industrial, inclusive de inversores de frequência.

 

Se você precisa de um inversor de frequência, pode falar com os especialistas da Veder, que desde 1991 é a principal fornecedora de equipamentos e sistemas para automação industrial.

(11) 2341-3132

(11) 98689-8643

vendas@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

veder.com.br

Adicionar comentário