Home > blog > IOT: o que significa e como ela favorece sua indústria
Entre as premissas da Indústria 4.0, que é a revolução do setor industrial pela qual o mundo passa atualmente, está a importância da Internet das Coisas, ou IOT. Trata-se de uma forma de levantar dados e deixá-los disponíveis na rede para fácil acesso e controle.
Quer saber mais? Então, continue lendo este artigo e entenda tudo a respeito de IOT: o que significa e como ela favorece sua indústria. Para tanto, confira as informações presentes nos tópicos a seguir.
O que significa IOT
Como a IOT beneficia a automação das indústrias
O que significa IOT
IOT significa Internet Of Things e pode ser traduzido como Internet das Coisas ou simplesmente IOT. Consiste em mecanismos que permitem a interação das pessoas com aparelhos eletrônicos e deles entre si.
Embora esse termo seja amplamente difundido e aplicado para uso em residência e no dia a dia das pessoas, cada vez mais se insere na realidade das indústrias. Afinal, é um dos conceitos essenciais da Indústria 4.0 e, por isso, uma tendência para empresas que desejam se tornar mais competitivas.
Aliás, quando aplicada na indústria, a IOT também pode receber o nome de IIOT – Industry Internet Of Things ou Internet das Coisas Industriais.
E, além de garantir processos mais produtivos e eficientes, a IOT oferece maior segurança para os trabalhadores e um controle total do que está acontecendo dentro da indústria, em todas as etapas da produção.
Isso é possível porque todos os elementos de uma planta industrial podem ser monitorados, sejam funcionários, sejam máquinas. Da mesma forma, a movimentação de ativos e até mesmo etapas, peças e característica dos processos produtivos.
Como a IOT beneficia a automação das indústrias
Veja a seguir alguns exemplos de como a IOT pode contribuir com os processos industriais e beneficiar a implementação de recursos para uma automação mais alinhada com a Indústria 4.0.
Maior controle da produtividade
Com a implantação da IOT na indústria o gestor consegue controlar com mais exatidão a jornada de trabalho da sua equipe. Além disso, consegue identificar com mais facilidade quando as manutenções devem ser feitas. Com esses recursos, é possível aumentar a produção da fábrica.
Redução dos custos na indústria
A tecnologia da IOT permite a economia de diferentes maneiras, seja devido à redução do desperdício, seja com os trabalhadores menos ociosos. Apesar de haver um custo inicial, o investimento em tecnologia costuma se pagar em pouco tempo.
Otimização dos processos e da segurança
Com o monitoramento de tudo o que o que acontece na fábrica e com o posterior envio dessas informações em tempo real aos gestores, é mais viável identificar maneiras de otimizar os processos e até mesmo a segurança dos trabalhadores.
Gestão eficiente dos ativos móveis
Mais um benefício da Internet das Coisas é a melhor gestão de ativos móveis e equipamentos. Essa tarefa pode ser feita em tempo real, contando ainda com o histórico de todas as ações realizadas para o Planejamento e Controle de Produção.
Inventário em tempo real
Por fim, mas não menos importante, a IOT contribui com a obtenção de inventários em tempo real de todos os insumos e produtos, desde a produção até a expedição. Ou seja, mais uma possibilidade para monitorar a sua fábrica, permitindo que não falte matéria-prima e nem haja excesso de materiais.
Estamos no mercado de automação desde 1991, e temos as soluções mais eficientes, com os melhores preços do mercado. Por exemplo, nossa linha cMT da Weintek, utilizados em gateways IIOT, centrais de supervisão de controle e IHM. Baixe nosso catálogo de cMT:
Adicionar comentário