IOT: o que significa e como ela favorece sua indústria

27 de maio de 2021 por na categoria blog com 0 e 0
Home > blog > IOT: o que significa e como ela favorece sua indústria

Entre as premissas da Indústria 4.0, que é a revolução do setor industrial pela qual o mundo passa atualmente, está a importância da Internet das Coisas, ou IOT. Trata-se de uma forma de levantar dados e deixá-los disponíveis na rede para fácil acesso e controle.

Quer saber mais? Então, continue lendo este artigo e entenda tudo a respeito de IOT: o que significa e como ela favorece sua indústria. Para tanto, confira as informações presentes nos tópicos a seguir.

  • O que significa IOT
  • Como a IOT beneficia a automação das indústrias

 

O que significa IOT

IOT significa Internet Of Things e pode ser traduzido como Internet das Coisas ou simplesmente IOT. Consiste em mecanismos que permitem a interação das pessoas com aparelhos eletrônicos e deles entre si.

Embora esse termo seja amplamente difundido e aplicado para uso em residência e no dia a dia das pessoas, cada vez mais se insere na realidade das indústrias. Afinal, é um dos conceitos essenciais da Indústria 4.0 e, por isso, uma tendência para empresas que desejam se tornar mais competitivas.

Aliás, quando aplicada na indústria, a IOT também pode receber o nome de IIOT – Industry Internet Of Things ou Internet das Coisas Industriais.

E, além de garantir processos mais produtivos e eficientes, a IOT oferece maior segurança para os trabalhadores e um controle total do que está acontecendo dentro da indústria, em todas as etapas da produção.

Isso é possível porque todos os elementos de uma planta industrial podem ser monitorados, sejam funcionários, sejam máquinas. Da mesma forma, a movimentação de ativos e até mesmo etapas, peças e característica dos processos produtivos.

 

Como a IOT beneficia a automação das indústrias

Veja a seguir alguns exemplos de como a IOT pode contribuir com os processos industriais e beneficiar a implementação de recursos para uma automação mais alinhada com a Indústria 4.0.

  • Maior controle da produtividade

Com a implantação da IOT na indústria o gestor consegue controlar com mais exatidão a jornada de trabalho da sua equipe. Além disso, consegue identificar com mais facilidade quando as manutenções devem ser feitas. Com esses recursos, é possível aumentar a produção da fábrica.

  • Redução dos custos na indústria

A tecnologia da IOT permite a economia de diferentes maneiras, seja devido à redução do desperdício, seja com os trabalhadores menos ociosos. Apesar de haver um custo inicial, o investimento em tecnologia costuma se pagar em pouco tempo.

  • Otimização dos processos e da segurança

Com o monitoramento de tudo o que o que acontece na fábrica e com o posterior envio dessas informações em tempo real aos gestores, é mais viável identificar maneiras de otimizar os processos e até mesmo a segurança dos trabalhadores.

  • Gestão eficiente dos ativos móveis

Mais um benefício da Internet das Coisas é a melhor gestão de ativos móveis e equipamentos. Essa tarefa pode ser feita em tempo real, contando ainda com o histórico de todas as ações realizadas para o Planejamento e Controle de Produção.

  • Inventário em tempo real

Por fim, mas não menos importante, a IOT contribui com a obtenção de inventários em tempo real de todos os insumos e produtos, desde a produção até a expedição. Ou seja, mais uma possibilidade para monitorar a sua fábrica, permitindo que não falte matéria-prima e nem haja excesso de materiais.

 

Estamos no mercado de automação desde 1991, e temos as soluções mais eficientes, com os melhores preços do mercado. Por exemplo, nossa linha cMT da Weintek, utilizados em gateways IIOT, centrais de supervisão de controle e IHM. Baixe nosso catálogo de cMT:

https://produtos.veder.com.br/catalogo-cmt

 

Você também pode conhecer nossa linha completa de produtos para IIOT.

 

 

Precisa de sistemas completos de automação? Então converse com um especialista da Veder hoje mesmo. Escolha um dos seguintes canais:

Telefone: (11) 2347-3613

WhatsApp: (11) 98689-8643

E-mails:

vendas@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

Site: veder.com.br

Adicionar comentário