Motores de passos na automação das indústrias

23 de setembro de 2021 por na categoria blog com 0 e 0
Home > blog > Motores de passos na automação das indústrias

Os motores de passos na automação das indústrias são equipamentos de grande importância, uma vez que oferecem imensa precisão para os processos. Para saber mais sobre as suas funções e aplicações, continue lendo este artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.

  • O que são os motores de passos
  • Funções e importância na automação industrial

 

O que são os motores de passos

Os motores de passos são um tipo de motor elétrico especial, que servem para realizar posicionamentos que exigem precisão ou mesmo a rotação exata de ângulo. Isso ocorre porque esse equipamento consegue atingir uma precisão de milésimos de grau.

Para tanto, conta com um ímã bastante potente, além de ser controlado por diferentes campos eletromagnéticos, que são ativados e desativados de modo eletrônico. Esses campos são produzidos por bobinas instaladas em torno do rotor.

O controle de posicionamento dos motores de passos é executado através de polos magnéticos, mais especificamente um ímã permanente, os quais determinam o número de passos por movimento circular. Além disso, o equipamento não tem escovas ou comutadores.

Recebem 200 passos/volta os motores mais comuns, o que quer dizer que eles demoram 200 passos para completar uma volta. Além do modelo de ímã permanente, outros são tipos são o de relutância variável e o híbrido. De todo o modo, eles possuem a mesma composição, formada por duas partes.

Uma é o rotor, que é a parte que gira, sendo o conjunto de eixo e ímã. A outra parte é o estator, que se trata da parte fixa, sendo constituído de bobinas enroladas. Quando a corrente elétrica passa, o rotor gira, formando um campo magnético no estator, que impulsiona o seu movimento giratório.

Os três pares de bobinas possibilitam o acionamento independente, que acontece quando a corrente elétrica passa num sentido, originando um campo magnético no sentido oposto. Com isso, o equipamento se mantém alinhado ao campo criado.

E caso o sentido da corrente mude, os motores de passos se alinham ao novo campo magnético, o que faz com que altere o sentido da rotação.

 

Funções e importância na automação industrial

Os motores de passos, como já dito, são de grande importância quando os processos necessitam de movimentos precisos, uma vez que conseguem controlar de maneira exata a quantia de passos que se quer realizar.

Além disso, o equipamento consegue posicionar o seu eixo de maneira bastante precisa em qualquer posição, pois sua rotação é dividida em vários passos, além de regular o sincronismo, a velocidade e o torque do motor.

As suas características o tornam essencial na automação industrial, já que os seus processos exigem alta exatidão. Também são muito úteis para a realização de movimentos rotativos e lineares, que precisem de facilidade na hora de mudar velocidades e sentidos.

Mais especificamente nos processos industriais, as suas aplicações são inúmeras, como em máquinas de corte a plasma ou a laser, rotuladoras, controle de válvulas, Routers CNC, braços manipuladores, mesas de posicionamento e atuadores lineares, para citar alguns exemplos.

Além disso, os motores de passos promovem segurança na produção, bem como economia e qualidade e, claro, inovação tecnológica.

 

Veja também: a importância da automação para a produção industrial.

 

Se você busca por motores de passos para melhorar sua automação industrial pode conversar com a Veder, especialista em automação desde 1991, pelos seguintes canais:

(11) 2341-3132

(11) 98689-8643

vendas@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

veder.com.br

Adicionar comentário