O motor de passo e seu papel na indústria

24 de fevereiro de 2022 por na categoria blog com 0 e 0
Home > blog > O motor de passo e seu papel na indústria

Existem diferentes equipamentos que se tornaram essenciais para as indústrias que desejam qualificar os seus processos industriais. Ainda mais se possuem como foco a automação industrial e a Indústria 4.0.

Entre eles, é possível citar o motor de passo. E se você deseja entender como ele funciona, qual a sua importância e o seu papel na indústria, continue lendo este artigo e confira as informações apresentadas nos tópicos a seguir.

  • O que é e como funciona o motor de passo
  • Aplicação na produção industrial e na indústria 4.0

 

O que é e como funciona o motor de passo

O motor de passo consiste em um motor elétrico que tem o objetivo de realizar posicionamentos precisos ou mesmo rotações em ângulos exatos. Para se ter uma ideia, a sua precisão é tão grande que pode chegar, de acordo com a situação, a milésimos de grau.

Para tanto, esse tipo especial de motor recebe um ímã bastante potente, que é controlado por diferentes campos eletromagnéticos. A fim de funcionar, eles são ativados e desativados de maneira eletrônica, além de serem produzidos por bobinas instaladas ao redor do rotor.

Outra característica importante do motor de passo é o fato dele não conter escovas ou comutadores. Além disso, são os polos magnéticos, ou seja, um ímã permanente, que controla o seu posicionamento e, por consequência, define o número de passos por movimento circular.

O mais frequente é que esse motor apresente 200 passos/volta, o que quer dizer que ele leva 200 passos para concluir uma volta. E os tipos mais comuns são, além do ímã permanente, o de relutância variável e o híbrido.

Para funcionar de maneira adequada, o motor de passo é constituído de um rotor, que se trata da parte que gira e conta com um conjunto de ímã e eixo. Também possui um estator, que é a parte fixa, formado por um conjunto de bobinas enroladas.

Desse modo, quando a corrente elétrica passa pelo equipamento, o rotor gira, dando início a um campo magnético no estator. O resultado é o seu movimento giratório.

 

Aqui na Veder você encontra motores de passo nas seguintes versões, todas com ótimo custo benefício:

Motor de passo de 2 fases, nos modelos 3.4Nm e 8.7Nm. Padrão NEMA 34, atende até 1.200 RPM conforme o driver, 1,8º por passo e até 40.000 micro passos por volta conforme o driver. Nosso driver atende alimentação de 24 ~ 80 VAC e corrente de saída de até 6A.

 

Motor de passo de 3 fases, nos modelos 12Nm e 20Nm. Padrão NEMA 34, atende até 1.200 RPM conforme o driver, 1,8° por passo, até 60.000 micro passos por volta conforme. Nosso driver atende alimentação de 24 ~ 80 VAC e corrente de saída de até 6A.

 

Aplicação na produção industrial e na indústria 4.0

O motor de passo é amplamente aplicado na produção industrial e também na indústria 4.0, inclusive, quando se precisa que as máquinas realizem movimentos precisos. Afinal, como já dito, o seu principal diferencial está no fato de controlar com exatidão a quantidade de passos que deve executar.

Assim, o equipamento consegue fazer o que muitos outros não podem, que é posicionar o seu eixo com exatidão em qualquer posição necessária. Isso é possível porque o motor de passo tem uma rotação que se divide em diversos passos, também chamados de ângulos.

E mais, esse equipamento tem a capacidade de regular o sincronismo, a velocidade e o torque do motor. Portanto, é um grande aliado da automação industrial, inclusive, em segmentos que fazem uso de máquinas de corte a plasma ou a laser.

Também nas que utilizam Routers CNC, assim como rotuladoras, controle de válvulas, mesas de posicionamento, atuadores lineares e braços manipuladores.

A indústria automotiva, em especial, de carros elétricos, a de dispositivos eletrônicos, de brinquedos e as de impressoras 3D são outras beneficiadas com a sua aplicação.

 

Saiba mais sobre o papel da automação na Indústria 4.0.

 

Se você precisa de motores de passo para a automação de sua indústria pode conversar agora mesmo com a Veder. Para tanto, entre em contato pelos seguintes canais:

(11) 2341-3132

(11) 98689-8643

vendas@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

veder.com.br

Adicionar comentário