O papel da automação na Indústria 4.0

13 de maio de 2021 por na categoria blog com 0 e 0
Home > blog > O papel da automação na Indústria 4.0

Empresas do setor industrial que desejam se alinhar às novas tendências mundiais, como a Indústria 4.0, devem investir, principalmente, na automação dos processos. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade, reduzir desperdícios e oferecer produtos de alta qualidade para os clientes.

Mas qual é exatamente o papel da automação na Indústria 4.0? Para entender melhor essa relação continue com a leitura deste artigo e confira as informações dos tópicos a seguir.

  • O que é a Indústria 4.0
  • Papel da automação na Indústria 4.0

 

O que é a Indústria 4.0

Também conhecida como Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0 consiste na inclusão dos processos mais modernos para os diferentes segmentos da indústria. Embora muitas soluções ainda pareçam distantes para muitas indústrias, como os sistemas ciber-físicos e o bigdata, outras já estão amplamente disponíveis.

É o caso dos novos recursos oferecidos pela automação industrial, ponto de partida para a Indústria 4.0. Além disso, essa nova etapa para o setor industrial conta com o uso de funcionalidades advindas do conceito de Internet das Coisas (IOT) e Computação em Nuvem (Cloud Computing).

O objetivo principal de investir nas novas tecnologias é aumentar a eficiência e a produtividade dos processos. Com a implementação das soluções em todos os setores da empresa, é possível chegar ao modelo de fábricas inteligentes, onde a presença do homem se resume a monitorar e analisar.

Dessa forma, é possível eliminar atividades insalubres e que oferecem pouca segurança. Ao mesmo tempo, é necessário investir em mão de obra qualificada, não só para operar as máquinas e seus novos recursos, mas também para interpretar as informações disponíveis.

Isso significa que as inovações que a Indústria 4.0 proporcionam contribuem ainda com a tomada de decisões. Desse modo, a gerência consegue ter controle total do processo produtivo e fazer as melhores escolhas para se posicionar no seu mercado de atuação de forma competitiva.

 

Papel da automação na Indústria 4.0

Embora a Indústria 4.0 englobe uma série de possibilidades para tornar os processos industriais mais eficientes, é importante ter em mente que a automação tem um papel central nessa evolução. Hoje em dia já existem muitas empresas que utilizam as mais sofisticadas soluções.

Porém, há muitas outras que ainda necessitam do incremento de recursos, funcionalidades e geração de informações pertinentes ao processo produtivo. É possível também integrar sistemas, de modo que as máquinas se comuniquem entre si e realizem atividades em conjunto.

Outra vantagem das novas possibilidades em automação industrial é que elas podem ser implementadas de forma modular, o que ajuda a viabilizar o investimento. Ou seja, o empreendedor não precisa transformar todo o seu processo de uma única vez.

Mas sim, pode inovar de maneira gradual e pontual, acrescentando novas funcionalidades às suas máquinas aos poucos. Essa medida torna mais fácil até mesmo a adaptação dos funcionários às novas necessidades.

Afinal, por mais que a Indústria 4.0 exija cada vez menos funcionários, é preciso que eles estejam presentes para monitorar os processos, analisar os dados e tomar decisões. Com esse alinhamento é possível ter uma posição de destaque no setor.

 

Estamos no mercado de automação desde 1991, e temos as soluções mais eficientes, com os melhores preços do mercado. Por exemplo, nossa linha cMT da Weintek, utilizados em gateways IIOT, centrais de supervisão de controle e IHM. Baixe nosso catálogo de cMT:

https://produtos.veder.com.br/catalogo-cmt

 

Você também pode conhecer nossa linha completa de produtos para automação.

 

Se você busca por sistemas de automação, converse com um especialista de Veder. Entre em contato pelos seguintes canais:

Telefone: (11) 2347-3613

WhatsApp: (11) 98689-8643

E-mails:

vendas@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

Site: veder.com.br

Adicionar comentário