Realidade aumentada na indústria: uma nova conexão entre homens e máquinas

10 de março de 2022 por na categoria blog com 0 e 0
Home > blog > Realidade aumentada na indústria: uma nova conexão entre homens e máquinas

A indústria 4.0 avança a cada dia e novas tecnologias se associam aos seus objetivos de tornar os processos mais automatizados. Nesse contexto, uma tecnologia importante é a realidade aumentada na indústria, que tem potencial para realizar uma nova conexão entre homens e máquinas.

Confira as principais informações a seu respeito.

  • O que é a realidade aumentada na indústria
  • Como ela atua na automação industrial

 

O que é a realidade aumentada na indústria

A realidade aumentada consiste em uma tecnologia na qual é possível associar objetos virtuais ao mundo físico. Desse modo, o usuário pode ter acesso a dispositivos virtuais em casa, na sua empresa e em demais ambientes. E assim até mesmo parecer que está em outro lugar.

Em outras palavras, pode ser explicada como a combinação entre espaços virtual e físico, de modo que haja a integração de ambos em um único ambiente. No caso da realidade aumentada na indústria, os profissionais têm acesso a painéis virtuais, onde são desenvolvidas interfaces complexas e dinâmicas.

Assim, o painel pode conter diferentes botões e instrumentos de leitura para operação, por exemplo. No entanto, ele não estará fisicamente presente, mas o profissional consegue operá-lo como qualquer outro.

Para tanto, os usuários podem fazer uso de um óculos de realidade aumentada ou de celulares e tablets com os softwares adequados. Também é necessário que haja um sistema computacional de alta capacidade, que deve estar conectado aos processos industriais.

 

Como ela atua na automação industrial

A realidade aumentada na indústria já faz parte da vida de algumas empresas. Apesar de caminhar a passos lentos, acredita-se que dentro de poucos anos essa nova tecnologia estará muito mais acessível. Afinal, ela é um dos pilares da indústria 4.0, que se expande por todo o mundo.

Além disso, ela oferece inúmeras vantagens, mais uma razão para que cada vez mais os empresários decidam investir nela. Entre as principais vantagens, está a possibilidade do processo industrial se tornar mais eficiente, o que interfere na maior produção e, por consequência, em um maior volume de vendas.

A realidade aumentada na indústria permite esse benefício por diferentes razões. Primeiro, os dados relativos à produção são acompanhados em tempo real, garantindo maior qualidade e agilidade. De modo semelhante, pode-se adiantar tendências, sendo esse um importante diferencial competitivo.

Segundo, mesmo que haja um investimento inicial, a realidade aumentada na indústria promove a redução de custos. Isso se dá por meio da necessidade de menos manutenção dos equipamentos, já que eles são controlados de modo mais assertivo.

Economiza-se ainda com a redução de erros e falhas. E mais, toda a tomada de decisões se torna simplificada. Afinal, elas dependem de informações e isso não falta com o uso dessa nova tecnologia.

Mas talvez a principal vantagem da realidade aumentada na indústria seja o fato de diversos profissionais poderem trabalhar em conjunto sem que estejam no mesmo ambiente físico.

Essa é uma inovação que oferece uma série de possibilidades, facilitando a troca de ideias, bem como a melhora de processos e de produtos.

 

Saiba mais sobre a Indústria 4.0

 

Você precisa de equipamentos para automação industrial? Então, converse com a Veder, especialista desde 1991, pelos seguintes canais:

(11) 2341-3132

(11) 98689-8643

vendas@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

veder.com.br

Adicionar comentário