Relês de estado sólido e seu papel na automação da produção industrial

Blog

25/08/2022

Você conhece os relês de estado sólido e seu papel na automação da produção industrial? Essas peças são essenciais para quem deseja atualizar a sua fábrica e investir na otimização dos processos produtivos. Portanto, continue com a leitura deste artigo.

E nos tópicos a seguir, descubra o seu papel de extrema importância e porque eles vieram para ficar e substituir os seus antecessores. Ou seja, os modelos eletromecânicos.

  • O que são os relês de estado sólido e como funcionam
  • Benefícios para a automação da produção industrial

O que são os relês de estado sólido e como funcionam

Os relês de estado sólido são bastante comuns em muitas máquinas, inclusive, nas eletrônicas. No entanto, também são uma novidade e, por isso, estão substituindo os relés mecânicos, que até então eram os mais usados para a automação da produção industrial.

Para entender porque essa mudança acontece, é importante saber que os relês de estado sólido, conhecidos ainda pela sigla SSR, que significa Solid State Relays, são semicondutores. Assim, são amplamente usados no chaveamento de cargas resistivas.

Ou mesmo de cargas indutivas, sendo que atuam em circuitos de potências elevadas a partir de sinais com pouca intensidade. No entanto, o relê tradicional, que é eletromecânico, chamado também de EMR, que quer dizer Electromechanical Relay, é uma bobina energizada e atrai uma armadura metálica.

Essa armadura é móvel, ao ser atraída pela bobina alterna entre seus contatos físicos. E assim também alterna a ação do dispositivo. Portanto, nos relês de estado sólido, a bobina é trocada por um emissor de luz, que costuma ser um LED infravermelho.

Já os contatos são substituídos por foto-transistores, foto-diodos ou demais dispositivos sensíveis à luz. Então, quando energizado, o LED emite um sinal luminoso, que é recebido pelo receptor. Dessa maneira, funciona comutando um dispositivo de maior potência.

Benefícios para a automação da produção industrial

Para a automação da produção industrial, os relês de estado sólido são grandes aliados. Isso acontece porque a sua construção elétrica oferece diferentes vantagens em relação aos relês eletromecânicos. Entre elas, contarem com uma velocidade de comutação maior.

Também recebem uma faixa maior de tensões e de correntes de operação. Assim como suportam melhor os repiques que costumam acontecer nos contatos e são mais leves, menores e mais silenciosos do que os seus antecessores.

E o fato de terem uma vida útil maior e serem mais confiáveis, uma vez que não dependem de acionamentos mecânicos, são outros benefícios importantes para a automação da produção industrial. Aliás, a vida útil é maior em parte porque eles não recebem componentes mecânicos que podem se desgastar.

Mas não é só isso, os relês de estado sólido não sofrem influência das mudanças de temperatura. E nem produzem campos eletromagnéticos, lembrando que os mesmos podem prejudicar o desempenho dos demais componentes da placa.

Além disso, eles são menos afetados pelas vibrações. Portanto, ganham em resistência em relação às oscilações mecânicas. Porém, é essencial obter relês de estado sólido de fornecedores com credibilidade no mercado. Inclusive, se o seu objetivo é o de investir na automação da produção industrial você pode contar com a expertise da Veder.

Quer a melhor opção em projetos de automação industrial? Fale com a Veder.

(11) 2341-3132

(11) 98689-8643

veder@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

Nossos Parceiros

LS Eletric
Weintek
Veichi