Retrofit de máquinas e equipamentos: as vantagens para sua indústria

10 de fevereiro de 2022 por na categoria blog com 0 e 0
Home > blog > Retrofit de máquinas e equipamentos: as vantagens para sua indústria

Modernizar máquinas e mesmo adequá-las às principais normas. Esse processo consiste no retrofit, uma maneira muito eficiente de atualizar a sua indústria com economia, o que é essencial se você deseja colocar a sua empresa no caminho da Indústria 4.0.

Ficou interessado no assunto e quer saber mais? Então, continue com a leitura deste artigo e nos tópicos a seguir entenda como funciona o retrofit de máquinas e equipamentos e as inúmeras vantagens para o sucesso da sua indústria.

  • O que é o retrofit de máquinas e equipamentos
  • Quais são as vantagens para as indústrias

 

O que é o retrofit de máquinas e equipamentos

Retrofit é um termo amplamente utilizado para se referir à modernização, o que pode ser feito em construções ou mesmo em máquinas. Para as indústrias, portanto, é o jeito certo de melhorar o desempenho do seu maquinário sem ter que adquirir novos equipamentos.

Afinal, qualquer máquina industrial costuma contar com altíssimos valores, entre outras razões, porque oferece uma vida útil bastante longa. Isso quer dizer que mesmo equipamentos ultrapassados podem ainda estar em boas condições de funcionamento.

No caso de equipamentos de automação, o retrofit beneficia inversores, servomotores, CLPs, IHMs e motores de passo. Dessa forma, sua automação ganha muito mais produtividade.

E em vez de se livrar deles, nada melhor do que modernizá-los, o que pode ser feito até mesmo com aqueles que estão fora da norma, devido ao fato de serem antigos. E o melhor, sem ter que investir em uma máquina totalmente nova. Além do seu bolso, o meio ambiente também agradece.

 

Quais são as vantagens para as indústrias

Como é de se imaginar, o retrofit dispõe de uma série de vantagens para quem decide modernizar as suas máquinas e equipamentos por meio desse processo em vez de adquirir maquinário novo. Embora seja um dos aspectos mais interessantes, a economia não é o único benefício.

Essa é também uma decisão ecologicamente correta, pois ao optar pelo retofit você não vai descartar um equipamento que pode não ter um encaminhamento correto. Da mesma forma, nem vai contribuir para que seja necessário obter novos recursos naturais.

Além disso, equipamentos obsoletos perdem a sua eficiência, prejudicando a produtividade da indústria, que se torna mais lenta de maneira gradativa. Mas com o retrofit, eles voltam a ser produtivos e até mais do que antes, uma vez que são mais fáceis de operar devido às novas tecnologias que são embutidas.

Existe ainda o custo com a manutenção de máquinas antigas, que pode sair alto à medida que as visitas do técnico se tornam cada vez mais frequentes. Sem contar que cada manutenção exige uma parada na produção e mais uma vez a produtividade industrial fica prejudicada.

E com o retrofit, isso não vai acontecer mais. Você não terá que se preocupar nem mesmo com o aumento das despesas do mês por causa do gasto de energia, que é maior quando se tem máquinas ultrapassadas.

Outro benefício é o crescimento da segurança dos funcionários, já que os equipamentos recebem os principais mecanismos para evitar acidentes. E claro, mais uma vantagem do retrofit é ter na sua planta industrial uma ou mais máquinas atualizadas e com melhor desempenho.

Se você quer investir na automação dos processos industriais, essa modernização faz toda a diferença. Afinal, os equipamentos podem receber recursos avançados para se alinhar às necessidades da indústria 4.0.

 

Saiba mais sobre a importância da automação para as indústrias.

 

Se você busca equipamentos de alta qualidade e com o melhor preço pode conversar com a Veder, especialista em automação desde 1991. Entre em contato pelos seguintes canais:

(11) 2341-3132

(11) 98689-8643

vendas@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

veder.com.br

Adicionar comentário