Servomotor: um grande aliado na automação

24 de junho de 2021 por na categoria blog com 0 e 1
Home > blog > Servomotor: um grande aliado na automação

Para implantar a automação industrial na sua fábrica, é preciso contar com diferentes equipamentos. Um deles é o servomotor, essencial em diversos segmentos da indústria. E se você deseja saber como ele funciona e quais são as suas vantagens, continue com a leitura deste artigo e confira os tópicos a seguir.

  • O que é e como funciona um servomotor
  • Benefícios do servomotor na automação industrial

 

O que é e como funciona um servomotor

O servomotor é um equipamento amplamente utilizado em muitas indústrias, principalmente nas que investem na automação industrial para tornar os seus processos mais eficientes. Inclusive no uso da robótica, já que os servomotores são um dos principais elementos dos robôs industriais.

Ele consiste em uma máquina eletromecânica que se movimenta com precisão conforme os comandos do seu controlador. Em outras palavras, pode-se dizer que o servomotor permite que os itens se movimentem ou se mantenham em determinada posição.

Também consegue manter velocidades constantes e realizar paradas suaves. Além disso, o servomotor se autoajusta para corrigir imperfeições e garantir a sua precisão de movimento, ao mesmo tempo em que está funcionando.

 

Benefícios do servomotor na automação industrial

Agora, veja quais são os principais benefícios do servomotor para processos que fazem uso da automação industrial.

  • Maior precisão de movimento

Uma das características do servomotor que mais se destaca é a sua maior precisão, o que é possível por se tratar de um equipamento que não sofre tantas vibrações. Desse modo, a sua estabilidade permite um posicionamento preciso durante todo o seu funcionamento.

Por consequência, oferece maior confiabilidade para o processo produtivo e a garantia de um padrão na sua qualidade. E mais, por ser bastante estável é também menos ruidoso, contribuindo com a redução de impactos sobre a saúde dos trabalhadores.

  • Controle elevado de posicionamento

Já que um dos atributos do servomotor é possibilitar que se defina o ângulo de operação, o equipamento possui a vantagem de oferecer um controle elevado. Isso porque o seu mecanismo consegue determinar a posição correta dos itens, desde que receba a programação adequada.

Em muitos processos industriais, controlar a posição correta, onde um determinado objeto deve ficar, é fundamental para o seu sucesso.

  • Alta capacidade de torque

O servomotor é um equipamento forte e robusto, contando ainda com uma capacidade de torque alta, ou seja, um grande poder de girar. Devido a isso, consegue oferecer torque de pico de 300% ao valor nominal, o que é muito importante para processos que necessitam de grande esforço.

Além disso, existem diferentes tamanhos de servomotor. E, assim, têm potencial para atender as mais diversas necessidades da indústria e aumentar a sua capacidade produtiva.

  • Manutenção simples

Apesar de tantas funcionalidades para a indústria, o servomotor precisa de pouca manutenção. Isso se deve, em especial, porque consiste em um equipamento estável.

No entanto, para que a atuação corretiva não seja necessária, ele deve ser utilizado dentro das condições ideais, seguindo as recomendações do fabricante.

 

Conheça mais sobre a Veder e nossas soluções completas para automação industrial.

 

E se você precisa de servomotores e de sistemas completos para automação industrial pode entrar em contato com a Veder, especialista desde 1991, com as melhores soluções e preços do mercado. Acesse um dos seguintes canais:

Telefone: (11) 2341-3132

WhatsApp: (11) 98689-8643

E-mails:

vendas@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

Site: veder.com.br

Adicionar comentário